Alimentação das crianças

A questão do excesso de peso é algo que preocupa cada vez mais gente nas sociedades actuais. Contudo tendo em conta que o estilo de vida que levamos, condiciona muito esta situação, convém desde cedo começar a educar os filhos no sentido de a contrariar.

Assim sendo, o combate ao excesso de peso deve ser feito logo na infância e como tal deve ser tido em conta a constituição dos lanches das crianças. Desta forma convém saber que podemos dividir os alimentos em construtores, reguladores e energéticos.

Os elementos construtores são aqueles que fornecem proteínas, como o queijo e fiambre. Relativamente aos reguladores que fornecem vitaminas e minerais temos a fruta, e por fim como energéticos temos aqueles que nos fornecem os hidratos de carbono, sendo um exemplo o pão.

Tendo em conta tal situação, ao fazer os lanches para as crianças levarem para as escolas ou colégios, convém minimizar as comidas industrializadas, os refrigerantes com gás, os biscoitos com recheio e os salgados. Tudo isto pode existir mas em moderação porque devemos comer de tudo mas de uma forma moderada. Por outro lado quando uma criança ingere um pacote de biscoitos por completo, além de excesso de calorias, contribui para um mau hábito assim como para reduzir o apetite nas refeições principais mais importantes.

Tente introduzir este tipo de alimentos somente por exemplo, uma vez por semana e evite dar a liberdade do seu filho comprar todos os dias os lanches na escola, perdendo o controlo da alimentação do mesmo. Educando uma criança a comer assim, estamos a contribuir para um adulto mais saudável em termos alimentares. E você já alguma vez tinha parado para pensar  sobre isto? 

1 comentários:

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Que belo post previnindo a obesidade infantil!!!
Parabéns!
Teu selinho para você lá no meu blog!
Beijos

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo