Hortelã, princípios activos e saúde
A hortelã tem vindo desde sempre a ser utilizada pelo homem, sendo a sua maior utilização em chá. A hortelã é uma planta verde, de folhas dentadas e brilhantes, apresentando espigas floridas na altura do verão, de cor rosa-lilás.
Uma característica interessante desta planta é a frescura que a mesma proporciona quando bebido o seu chá mesmo ainda quente (situação essa que experimentei em Marrocos). A hortelã apresenta nos seus consituintes princípios activos tais como oléo essencial constituido por mentona, mentol, pineno, limoneno, cineol e acetato mentílico. Contém ainda flavonóides e ácido rosmarínico.
A acção da hortelã faz-se verificar a diversos níveis tais como alívio de cólicas e flatulência, redução da tensão muscular, supressão de vómitos e náuseas, anti-séptico pelo que destrói germes inibindo o seu contágio e desenvolvimento, refrescante, digestiva, etc...
A nível cosmético também é feita a utilização da hortelã em cremes e loções para combater rugas e envelhecimento da pele, assim como infusões em banhos cosméticos para um efeito refrescante. É ainda possível extrair da hortelã óleos essenciais extremamente aromáticos. Outra aplicação da hortelã é ao nível culinário onde a mesma acompanha saladas, tempero de carnes e peixe, sopas, bebidas, chás etc...
Desta forma, é verificado que a hortelã e os seus princípios activos, sendo uma planta que está ao alcance de todos nós, é largamente aplicada trazendo muitos benefícios para a saúde.
Postar um comentário