Vitamina C, na saúde e na estética
A vitamina c é também conhecido como ácido ascórbico, e ao nível da estética apresenta uma importante função na formação do colagénio, apresentando por isso uma importância vital no crescimento dos tecidos do corpo e da sua reestruturação.
A vitamina c apresenta-se como um poderoso antioxidante, ajuda a baixar o mau colesterol ( LDL ), fortalece o sistema imunológico, conseguindo ainda desoxidar a vitamina E, importante ao nível da fertilidade.
Apresenta ainda a importante função de melhorar a absorção das proteínas e ferro no nosso organismo. É uma vitamina hidrossolúvel que desta forma não se acumula no organismo, sendo expelido o seu excesso através da urina. Ao nível da formação do colagénio, a vitamina C apresenta um importante contributo, uma vez que o colagénio se apresenta como uma das mais importantes proteínas do nosso organismo, constituindo cerca de 30% da proteína dos nossos tecidos.
Desta forma, a vitamina C é usada na estética, uma vez que são imensos os cremes de beleza contendo colagénio. Sendo antioxidante a vitamina C combate os radicais livres, evitando assim a oxidação das células. Desta forma também estimula a formação do colagénio, protegendo a nossa pele de diversas agressões, tais como radiações ultravioletas.
Além das importantes funções já citadas, a vitamina C apresenta ao nível exterior do organismo, nomeadamente ao nível da sua aplicação em estética, as funções de protecção da pele dos raios do sol, evitando rugas e o envelhecimento da mesma, diminuindo também a flacidez, e devido ao seu poder antioxidante, com o tempo tende a clarear algumas manchas existentes na pele.
A vitamina C, tem assim uma forte aplicação quer ao nível do interior do organismo, quer do exterior, nomeadamente na estética. Pode-se mesmo dizer que a vitamina C dá saúde e beleza.
Postar um comentário