A importância de mastigar

O aparelho digestivo humano apresenta importantes funções nomeadamente; ingerir, mastigar, propulsionar e misturar os alimentos, enquanto estes progridem através do tubo digestivo.

Durante o seu percurso pelo tubo digestivo, os alimentos sofrem adições de secreções com o intuito de lubrificarem, liquefazerem e digerirem os mesmos.

Durante o percurso dos alimentos, tanto a água como nutrientes e electrólitos vão sendo absorvidos através a alimentação que ingerimos. Uma vez absorvidas estas são transportadas pelo aparelho circulatório, até às células onde são posteriormente utilizadas. As restantes substâncias que não são digeridas, são expulsas pelo intestino. 

Tendo em conta tudo isto existe algo, a mastigação, à qual devemos dar a devida atenção. Dado a mastigação ser o processo através do qual os alimentos ingeridos são triturados pelos dentes, uma vez que as enzimas digestivas por si só não conseguem penetrar de forma eficiente os alimentos sólidos que ingerimos, actuando só à superfície destes.

É de extrema importância quando nos alimentamos, comermos devagar e mastigarmos bem os alimentos, dado que a mastigação fraccionará os alimentos ingeridos em partículas mais pequenas, permitindo assim as enzimas actuarem de forma mais eficiente, e facilitando o trabalho posterior no estômago, o que facilita a digestão.

Assim sendo, da próxima vez que se alimentar não se esqueça disso e mastigue bem e devagar.

0 comentários:

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo