Índice Glicémico
Nos alimentos que ingerimos, temos que ter em atenção um aspecto muito importante para a nossa saúde, estou a falar do índice glicémico.
Quando ingerimos hidratos de carbono, obtemos dos mesmo energia, mas temos que prestar atenção ao tipo de hidratos que ingerimos pois eles podem levar a duas situações distintas, ou emagrecemos ou engordamos. Podemos obter hidratos de carbono de alimentos tais como pão, arroz, massas, batata, fruta etc...
O que fará distinção entre ambos serão índice glicémico de cada um. Os hidratos de carbono que aumentam a taxa de glicémia ou nível de açúcar no sangue, penetrando por isso rapidamente na corrente sanguínea, apresentam um índice de glicémia superior a 50, sendo por isso elevado. Se por outro lado os mesmos apresentarem valores inferiores a este, são considerados de hidratos com baixo índice glicémico, ajudando por isso a emagrecer. Será este índice que teremos que ter em atenção quando ingerimos hidratos de carbono, de modo a poder adequar os mesmos ao fim que pretendemos.
Acontece que a maioria das vezes, os hidratos de carbono que ingerimos são combinados com lípidos ou gorduras, contribuindo mais para o aumento de peso, como é o caso de pão com manteiga e outros mais.
Deixo aqui alguns exemplos de alimentos com altos e baixos índices de glicémia.
Valores elevados de índice de glicémia:
- Arroz branco
- Arroz pré-cozinhado
- Cornflakes
- Cereais com adição de açúcar
- Refrigerantes
- Mel
- Bolos
- Refrigerantes
- Cerveja
Valores reduzidos de índice de glicémia:
- Pão integral
- Arroz integral
- Massa integral
- Fruta fresca
- Legumes frescos
- Sumos de fruta ou de legumes, mas sem açúcar
- Leite magro
- Chocolate com valores de cacau superiores a 70%
É muito importante por isso prestar atenção ao tipo de hidrato de carbono que ingerimos, afim de cuidarmos melhor da nossa saúde.
Postar um comentário