Proteínas, lípidos e glícidos

Quando falamos em saúde e pensamos em proteínas, glícidos ou lípidos, estamos a pensar em algo que faz parte da nossa vida, que está presente na nossa alimentação de todos os dias. Vou tentar explicar de uma forma simples o que são cada um destes produtos e onde os podemos encontrar no mundo vegetal e animal.

Quando falamos de proteínas ou de protídos, estamos a falar de albuminóides, os quais são nada mais nada menos que substâncias orgânicas proteicas ricas em fósforo e enxofre. Estas fazem parte da maior parte das substâncias que constituem o corpo humano, nomeadamente os tecidos. Sob a acção dos sucos gástrico e pancreático, transformam-se rapidamente em produtos solúveis que são facilmente assimiláveis pelo organismo. Podemos encontrar proteínas de dois tipos, animais e vegetais, sendo que as animais são mais facilmente digeridas por nós. As proteínas animais podemos encontrar na carne, peixe, ovos, leite, enquanto as proteínas vegetais se encontram em alimentos tais como, soja e leguminosas, cogumelos, nozes, amêndoas, massas, entre outros.

Falando agora de lípidos, são a chamada gordura ou corpos gordos, que produzem no nosso organismo energia ou calorias, apresentam os mesmos efeitos que os hidratos de carbono. Podem ser encontrados nas amêndoas, nozes, avelãs, cereais em geral.

Os lípidos  podem ser divididos em ácidos gordos saturados, ácidos gordos insaturados, ácidos gordos monoinsaturados e ácidos gordos polinsaturados.

Os ácidos gordos saturados predominam na carne vermelha, enquanto as carnes de aves, ditas brancas fornecem um teor de gordura monoinsaturada superior.

Os ácidos gordos insaturados são os que podemos encontrar no peixe assim como em produtos de origem vegetal. No caso dos monoinsaturados podem ser encontrados no azeite, enquanto os polinsaturados estão presentes nos peixes gordos tais como sardinha e salmão, os quais fornecem os chamados ómega 6.

Nas carnes vermelhas predominam as gorduras os ácidos gordos saturados enquanto nas brancas de aves, além de terem um teor de lípidos total inferior, o conteúdo em ácidos gordos existem quantidades razoáveis de gordura monoinsaturados é ligeiramente mais elevado.

Devemos ter moderação no consumo de gorduras saturadas que em demasia são prejudiciais à saúde, nomeadamente a problemas de coração enquanto as gorduras insaturadas se mostram benéficas nessas situações, embora também com conta peso e medida.

Os glícidos ou hidratos de carbono, fornecem também energia ao organismo, mas todos os hidratos que não sejam convertidos em energia ficarão acumulados no fígado, e músculos formando camadas de gordura, razão pela qual devem ser consumidos com cautela. Os hidratos de carbono dividem-se em monossacarídeos, dissacarídeos, e polissacarídeos.


Assim temos:
- Monossacarídeos são por exemplo a frutose, glicose e galactose.
- Dissacarídeos são por exemplo maltose, lactose e sacarose.
- Polissacarídeos são por exemplo a fibra e o amido.

Podemos encontrar monossacarídeos e dissacarídeos em refrigerantes, bolos, açúcar, mel, fruta etc...

Os polissacarídeos estão presentes por exemplo no feijão, lentilhas, batata, arroz, massas, pão, favas, etc...

Vejamos que cada grama de lípido armazena 9 calorias de energia cinética, enquanto cada grama de glícido ou proteína armazena somente 4 calorias.


0 comentários:

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo