Proteínas e sua constituição
Proteínas, são fundamentais para a saúde de qualquer pessoa. São compostas de estruturas de aminoácidos. As proteínas ao serem constituídas pela combinação dos 20 aminoácidos existentes, acabam por ser muito diversificadas apresentando cada uma propriedades diferentes das restantes. Os aminoácidos que constituem as proteínas são de dois tipos, os essenciais e os não essenciais. Os primeiros são 9 e não são produzidos pelo organismo, sendo eles: valina, fenilalanina, histidina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, triptofano e treonina. Os restantes designados de não essenciais podem ser produzidos pelo organismo através de outros.
As proteínas apresentam duas funções muito importantes e fundamentais, uma estrutural e outra funcional. As proteínas são importantes na medida em que são constituintes das células do corpo humano, assim como ao nível hormonal, enzimático, etc…
Entenda-se que enzimas são as substâncias responsáveis pelas reacções químicas que ocorrem no organismo, enquanto que as hormonas são as substâncias que apresentam função reguladora do organismo. As proteínas não são vistas como fontes de energia como os hidratos de carbono ou as gorduras, no entanto quando não ingerimos quantidades necessárias e suficientes destes últimos, pode acontecer o organismo recorrer às proteínas para fornecimento de energia, sem bem que esse fornecimento é restrito.
As proteínas que ingerimos podem ser de origem animal ou vegetal. As de origem animal encontram-se nos ovos, carne, peixe, leite, enquanto as vegetais podem ser fornecidas em legumes e cereais, como por exemplo cogumelos ou soja. Devemos ter atenção ao facto de que os legumes e cereais, não nos fornecem todas as proteínas que necessitamos, visto existirem falta de alguns aminoácidos nos legumes e cereais.
Boas fontes desses aminoácidos em falta são as carnes magras e os ovos. As proteínas que não são assimiladas são expelidas, pois não existe a possibilidade de acumular proteínas no organismo.
As proteínas quando assimiladas são decompostas em aminoácidos e transportados para o fígado e distribuídos pela corrente sanguínea. Alguns aminoácidos são convertidos enquanto os restantes são transformados por exemplo em glucose, da qual o organismo retira energia, produzindo-se também resíduos.
O excesso de proteínas pode ser prejudicial á saúde, podendo provocar maior risco de doenças cardiovasculares, colesterol, obesidade. Por outro lado a sua carência reflecte-se rapidamente por exemplo nos cabelos que enfraquecem assim como nas unhas.
As proteínas são nutrientes construtivos necessários à saúde.
Postar um comentário