Linhaça, alimento funcional, dá saúde

Alimentos funcionais são alimentos que ajudam a melhorar a nossa saúde. A possibilidade de introduzirmos na nossa alimentação as sementes oleaginosas como é o caso dos frutos secos tais amêndoas e nozes, vai enriquecer a nossa alimentação em óleos polinsaturados, os quais são benéficos ao organismo. Outro exemplo enriquecedor da nossa alimentação é a linhaça.

Como tal devemos na nossa alimentação utilizar sementes oleaginosas como o caso da linhaça, a qual é rica em gordura ómega 3, a qual se mostra benéfica na redução do colesterol. A utilização desta semente deve ser feita sem a utilização de fonte de calor que iria destruir as propriedades do ómega 3, minimizando assim os benefícios que poderíamos retirar da mesma.

Além da gordura ómega 3, possui ainda ómega 6, assim como fibras alimentares e as vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno. Da sua constituição fazem parte também minerais tais como ferro, zinco, magnésio, potássio, cálcio e fósforo.


Devido às fibras alimentares a linhaça torna-se útil na perda de peso, pois dá uma sensação de saciedade, evitando assim a pessoa sentir fome. A linhaça é uma semente com uma alta concentração de fibras. Cerca de 100g de linhaça apresentam 20g de fibras na sua constituição.

Para podermos fazer uso desta semente na nossa alimentação a melhor forma é passar a mesma num liquidificador tendo o cuidado de triturar a mesma o suficiente para quebrar a casca, mas não em exagero de modo a tornar a semente em pó. Desta forma é fácil utilizá-la em saladas, iogurtes, batidos, misturada em sumos, cereais com leite, etc.

Um outro cuidado que será correcto termos é o de guardar as sementes trituradas num recipiente fechado e de preferência fora do alcance da luz, de modo a preservá-las o mais possível. Tendo as sementes de linhaça trituradas, torna-se fácil a sua utilização.

Outros aspectos onde a linhaça se mostra benéfica é ao nível dos gases gástricos, elimina também toxinas funcionando também como antioxidante. A linhaça também se apresenta benéfica ajudando em casos de retenção de líquidos, pois ajuda os rins na libertação do sódio e água. Ajuda também nos casos de anemia, favorece o controlo dos níveis de açúcar no sangue, ajuda na recuperação física da prática desportiva, entre outros.

A semente de linhaça mostra-se portanto benéfica na nossa alimentação, funcionando no benefício da nossa saúde.

0 comentários:

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo