Colesterol, tipos e como evitar

Tal como referido no post anterior, existem diversas designações e tipos de colesterol, e assim sendo a confusão pode ser grande na altura de distinguir cada um deles, assim como nas maneiras de os evitar.

 Podemos designar como colesterol dietético aquele que nós obtemos através da alimentação, devendo ser o seu consumo diário limitado a cerca de 300mg. Este tipo de colesterol é quase exclusivamente de origem animal estando presente nas gorduras animais, na carne e nos ovos.

 Relativamente ao colesterol sérico, é aquele que é medido com o teste do colesterol, encontrando-se na corrente sanguínea devendo os seus valores estarem abaixo do valor 200.

 O colesterol LAD o qual está relacionado com lipoproteínas de alta densidade, deriva do colesterol sérico, sendo considerado de bom colesterol, devido á sua capacidade de desobstruir as artérias. Quanto mais elevados os seus níveis melhores, na medida em que o mesmo é benéfico à saúde.

 Por fim o colesterol LBD o qual se apresenta ligado a lipoproteínas de baixa densidade, apresenta um efeito contrário ao LAD, obstruindo as artérias. 

Deixo 3 dicas que podemos ter em conta afim de controlar o colesterol:

 - Cortar nas gorduras saturadas que aumentam os níveis de colesterol no sangue e aumentar o consumo de gorduras polinsaturadas, as quais apresentam um efeito contrário, ou seja, diminuem os valores de colesterol.

 - Ter cuidado na quantidade de ovos ingeridos dado que por cada ovo temos cerca de 275 mg de colesterol. Devemos limitar a quantidade de ovos a cerca de 3 unidades por semana.

 - Ingerir vitamina C, pois a mesma tende a reduzir o colesterol, podendo a mesma ser encontrada nos citrinos, espinafres, tomates, morangos kiwis, etc

0 comentários:

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo