Problemas intestinais, gases, meteorismo

Actualmente grande parte da população sofre de problemas intestinais (meteorismo), sendo que, os factores que contribuem para tal são da mais diversa natureza. Para quem sofre de problemas intestinais é normal sentir desconforto, ventre inchado, gases, ruídos na barriga e intestinos e até mesmo arrotos frequentes. 

Esse desconforto e dor ocorre pelo acumular de gases intestinais, os quais serão causadores de espasmos e distensões ao nível do abdómen. 

Os gases presentes ao nível do intestino podem ter por exemplo, origem em fermentações alimentares ao nível do intestino, mas essa não é a única causa podendo os mesmos surgirem pelo simples facto de nos alimentarmos à pressa, engolindo demasiado ar como consequência de uma deficitária mastigação. 

Se estivermos sobre efeito de alguma medicação podemos também sofrer com isso por uma alteração da flora intestinal. Quando assim é, são sintomas que tendem a desaparecer quando a medicação for terminada. 

Más combinações alimentares também podem resultar em gases intestinais assim como a ingestão de bebidas às refeições e até mesmo bebidas com gás mesmo fora das refeições. 

Ao nível da alimentação o facto de nos alimentarmos com hidratos de carbono não absorvíveis irá potenciar o fenómeno da fermentação e a posterior produção de gases. 

Existem alimentos que por si só, aumentam a produção de gases intestinais, como é o caso dos feijões e lentilhas. 

Outro factor com o qual ingerimos imenso ar, é quando nos alimentamos de comidas ou bebidas quentes, e para tal sorvemos as mesmas enquanto deixamos também entrar ar pela boca, com o intuito de ajudar a arrefecer e nos podermos alimentar, mas em função disto, a quantidade de ar ingerido é em grande parte aumentada. 

Para podermos contrariar tudo isto podemos começar por comer mais devagar e perceber quais são os alimentos que nos causam maior produção de gases intestinais, podendo depois reduzir o consumo dos mesmos. 


Alimentos que costumam produzir gases intestinais são eles: 

- Feijão

- Lentilhas

- Bebidas com gás

- Repolho

- Espinafres

- Pimentos

- Couve-flor

- Cebolas

- Leite (intolerantes à lactose)

- Pão

- Massa

- Ameixas

- Damasco

Para ajudar tudo isto pratique desporto regular e beba água, ajudar também.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa esta matéria! Já estou sentindo gases a uns 3 dias e lembro que começou depois que comi bolo de queijo com recheio de damasco. Agora está bem melhor mas realmente preciso beber mais água e deixar os sucos industrializados de lado,rs.

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo