Proteínas boas fontes

Quando falamos em proteínas, é inevitável não pensarmos ou equacionarmos quais os alimentos que as contêm. As fontes de proteína podem ser de tipo animal ou vegetal, no entanto devemos ter um cuidado redobrado quando as proteínas assimiladas são de origem animal, pois além das mesmas temos também sempre associada a tão indesejada gordura animal, que nos trará problemas à saúde, principalmente quando em excesso. Além do possível excesso de gordura convém alertar ainda que nas fontes de proteína de origem animal estão em falta as fibras e os hidratos de carbono. Podemos encontrar proteínas na carne, no peixe, nos ovos, leite e seus derivados. 

Relativamente às fontes de proteína de origem vegetal, estas apresentam a particularidade de não conterem o conjunto completo de aminoácidos (à excepção da soja), tal como acontece nas proteínas de origem animal em que o conjunto de aminoácidos fornecido é completo. Por outro lado, as de proteínas de origem vegetal, são também boas fontes de hidratos de carbono e fibras alimentares tão necessárias à nossa saúde.

Boas fontes de proteínas vegetais são as leguminosas, as oleaginosas, os cereais e sementes. 

Relativamente às fontes de proteínas referidas acima deixo alguns valores indicativos da dose, das proteínas e das calorias da mesma. 

- 100g de peito de peru (sem pele)  -  29,9 g de proteína (157 calorias)

- 100g de carne de vaca (magra) - 29 g de proteína (188 calorias)

- 100g de carne de porco (magra) - 21,4 g de proteína (122 calorias)

- 100 g de salmão - 20,2 g de proteína (180 calorias)

- 100 g de amêndoas - 21,1 g de proteínas (612 calorias)

- 2 ovos médios - 16 g de proteína (196 calorias)

- 100g lentilhas - 7,6 g de proteína (100 calorias)

- 100 ml leite meio gordo - 3,4g de proteína (46 calorias)

3 comentários:

amantes da corrida disse...

Olá parabéns pelo blogue!

Têm informação interessante e diversa para quem pratica exercicio físico!

SP disse...

Obrigado pela visita. Fico contente por saber que a informação que aqui coloco serve a alguém. Já passei no seu blog, parabéns também pelo mesmo.

Cumprimentos
SP

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo